30/04/2010

O Irã nunca aceitará troca de combustível nuclear, diz conselheiro de Ali Khamenei

TEERÃ - Um conselheiro do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, declarou nesta sexta-feira que o país nunca aceitará trocar seu urânio pouco enriquecido por combustível nuclear elaborado no exterior, deixando claro que Teerã mantém sua recusa a um acordo nestes moldes proposto por potências mundiais. Segundo Ali Akbar Vealyati, conselheiro para assuntos internacionais do líder supremo, a proposta demonstra que o Ocidente tem "intenções satânicas".

- Devemos ser muito ingênuos para confiar no Ocidente. Por que eles insistem em trocar combustível nuclear no exterior? Isso demonstra que têm intenções satânicas - disse à agência de notícias estatal Irna o conselheiro de Khamenei. - O Irã jamais confiará no Ocidente para enviar seu urânio pouco enriquecido ao exterior.

Alguns países, como a Turquia, já se ofereceram para mediar a troca com o Ocidente para diminuir a crescente pressão sobre o Irã em torno de suas polêmicas atividades nucleares. Indagado se a troca poderia ocorrer na Turquia - membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que faz fronteira com o Irã e é também membro temporário do Conselho de Segurança da ONU - Velayati respondeu:

- O Ocidente pode quebrar suas promessas facilmente (...) e a Turquia não poderá forçá-los a cumprir suas promessas (de entregar combustível nuclear ao Irã).


reportagem completa
O GLOBO
                                              ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Um comentário:

  1. Anônimo5/5/10

    minha modesta opinião em www.contrafato.blogspot.com

    ResponderExcluir

ESCREVA AQUI O SEU COMENTARIO!