13/04/2010

Irã disposto a trocar urânio por combustível enriquecido

Teerã, 13 abr (EFE).- O diretor da Organização da Energia Atômica do Irã (OEAI), Ali Akbar Salehi, afirmou hoje que seu país está disposto a trocar uma tonelada de urânio enriquecido em 5,3% por 100 quilos de combustível nuclear com uma riqueza de 20%.

  Segundo a agência de notícias "Isna", Salehi fez a declaração à margem do ato da inauguração de uma exposição nesta manhã em Teerã sobre o meio ambiente.

  "Atualmente está em vigor a proposta de troca de urânio com o combustível nuclear e houve conversas com relação a esse assunto", disse Salehi.

  O alto responsável nuclear iraniano acrescentou que esta troca deve ser feita com garantias e em um ambiente de confiança.

  "Não confiamos no Ocidente já que temos 50 toneladas de urânio há 31 anos na França e os Estados Unidos tinham nos prometido devolver como combustível nuclear, mas não recebemos nem o urânio, tampouco o dinheiro", disse.

  Salehi acrescentou que isto provocou desconfiança no Irã pelo que os iranianos pedem agora garantias sobre a troca de urânio.

fonte
ÚLTIMO SEGUNDO
                                              COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI O SEU COMENTARIO!