30/03/2010

DIPLOMATA IRANIANO SEQUESTRADO FOI LIBERTADO NO PAQUISTÃO


   O diplomata iraniano Heshmatollah Attarzadeh sequestrado no paquistão em 2008 foi solto e retornou ao Irã, de acordo com a televisão estatal iraniana.

  Ele trabalhava como adido comercial no consulado iraniano no paquistão, na cidade de Peshawar, em novembro de 2008, quando foi sequestrado.

  O ministro de Inteligência, Heidar Moslehi, disse que Teerã pediu ao Paquistão que libertasse o diplomata, mas, como isso não ocorreu, o país resolveu agir sozinho. O ministro acusou as agências de inteligência de Estados Unidos e Israel de auxiliarem os sequestradores.

  De acordo com a TV estatal do Irã, o diplomata iraniano foi solto durante uma operação do serviço secreto. Porém, a fonte diplomática não quis confirmar a informação nem o local onde o funcionário foi libertado.

  A cidade de Peshawar fica próxima das regiões tribais autônomas do Paquistão, que se tornaram domínios do Taleban e da Al-Qaeda. Os militantes já realizaram vários ataques em Peshawar. Apesar disso, a cidade de dois milhões de habitantes é considerada relativamente segura para estrangeiros. Há, porém, a presença de militantes e do crime organizado.

  A operação marca o mais recente sucesso dos serviços de inteligência do Irã transmitido pela televisão. No mês passado, o Irã capturou Abdulmalik Rigi, líder de um grupo armado sunita cuja insurgência no sudeste do país desestabilizou a região da fronteira com o Paquistão.



FONTES
CNN
Voanews
BBC
Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA AQUI O SEU COMENTARIO!